quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Julio Pasa usa arte para valorizar seus 30 anos.

Mostrando nosso lugar; foi o tema do projeto da Escola Municipal Júlio Pasa, de Foz do Iguaçu. O objetivo da proposta foi aliar o resgate e valorização da história do estabelecimento de ensino com conhecimento de arte brasileira.

Organizaram-se uma mostra de arte tendo como referência a artista Tarsila do Amaral e sua preocupação com a valorização do seu país, sua cultura e sua história.

O incentivo para resgatar e valorizar as três décadas da Escola Júlio Pasa foi transmitido nas aulas de artes e religião no período da tarde. Durante o turno, os alunos conheceram Tarsila e sua biografia.

Cada turma teve uma tela de artista como objeto de estudo, refletindo sobre a sua história e sentido.

A partir da obra criaram e recriaram arte. Paralelamente ao trabalho, foram realizadas as oficinas do futuro, que levantaram as angústias, desejos e possibilidades para a escola, segundo os alunos.

Com estas etapas cumpridas, os alunos fizeram uma releitura da tela estudada, retratando nesse trabalho as conclusões obtidas nas oficinas do futuro e no histórico da escola. O resultado foi mostrado à comunidade na exposição de arte; Conhecendo e mostrando nosso lugar.

Esse ano a escola completou 32 anos, cada criança teve como atividade a elaboração de um desenho ou mensagem em papel, que ficou em exposição na escola.

A cada ano que passa lembramos da importância que essa escola tem para nós e agradecemos cada vez mais pelo aprendizado, pela convivência com colegas e alunos, em fim; por toda experiência adquirida no decorrer desses anos.

Esperamos que esses anos se repitam por muito tempo e que a cada ano essa escola seja cada vez melhor, com muito esforço, carinho e dedicação.

(Uma adaptação da reportagem de Rosani Borba do site: http://megafone.inf.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=427).